segunda-feira, 23 de novembro de 2015

vida de artista e artesão


TRABALHAR COM ARTE E ARTESANATO (PARA MIM AS DUAS SE FUNDEM EM UMA SÓ, AFINAL SÃO TRABALHOS REALIZADOS ARTESANALMENTE SENDO QUE O QUE DIFERE UM DO OUTRO É A EXCLUSIVIDADE OU A REPRODUÇÃO EM SÉRIE) EM NOSSO PAÍS AINDA É ALGO EXTREMAMENTE DIFÍCIL E COMPLICADO.
O PRINCIPAL DESAFIO ENFRENTADO POR NÓS ARTISTAS E ARTESÃOS E A POUCA VALORIZAÇÃO E PRINCIPALMENTE A COMPREENSÃO DAS PESSOAS AO QUE SE REFERE AOS PREÇOS DE NOSSOS PRODUTOS.
AS PESSOAS PRECISAM ENTENDER QUE AO CONTRÁRIO DOS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS NOSSOS TRABALHOS SÃO PRODUZIDOS INDIVIDUALMENTE, PEÇA POR PEÇA, PORTANTO DEIXAMOS UM POUCO DE NÓS EM CADA PEÇA PRODUZIDA, UM POUCO DO NOSSO TEMPO, DA NOSSA DEDICAÇÃO, DA NOSSA CRIATIVIDADE, DO NOSSO CARINHO E PRINCIPALMENTE DO NOSSO AMOR.
É PRECISO TER DOM, TALENTO E ACIMA DE TUDO MUITO AMOR PARA CONTINUAR EXERCENDO UMA PROFISSÃO TÃO POUCO VALORIZADA E PRESTIGIADA.
VEJO COM MUITA TRISTEZA QUANDO PESSOAS COLOCAM E JULGAM O ARTESANATO COMO UM SUBPRODUTO, MENOS VALORIZADO DO QUE UM OBJETO CRIADO DE UMA FORMA FRIA E MECÂNICA EM UMA FÁBRICA OU INDÚSTRIA.
DA MESMA MANEIRA COMO É TRISTE OBSERVAR O QUANTO MUITAS PESSOAS VÊEM E ASSOCIAM  O "ARTISTA PLASTICO" A UMA PROFISSÃO E VIDA GLAMOUROSA, SEM SE DAREM CONTA DO QUÃO DIFÍCIL É SOBREVIVER NESSA PROFISSÃO.
É NECESSÁRIO MATAR NÃO UM, MAS SIM DEZENAS DE "LEÕES" AO DIA A DIA PARA MANTER UM "LUGAR AO SOL"
                       Fábio Ricardo Gottselig
     Artista plástico e produtor cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário